
O aroma a gente conhece de longe. Café quentinho, gostoso, mais forte ou fraquinho. Ele está entre as bebidas mais apreciadas do mundo. Consumido sem exageros, ele traz inúmeros benefícios ao organismo, como por exemplo, a prevenção de algumas doenças.
Além disso, o café contém minerais, potássio, zinco, ferro, magnésio e cálcio.Também é possível encontrar vitamina B e antioxidantes, poderosas propriedades que previnem o envelhecimento precoce. Ajuda também a combater a depressão e o diabetes.
O café também é um estimulante do sistema nervoso central e da circulação cerebral, por isso transmite a sensação de energia ao indivíduo, aumentando o estado de alerta mental e a capacidade de concentração.
Pouca gente sabe, mas o café ajuda inclusive a reduzir os riscos do mal de Parkinson. Reduz também o colesterol e previne doenças como o câncer. Mas todos esses benefícios acontecem quando há um consumo moderado da bebida, já que grande quantidade de cafeína pode fazer mal à saúde.
Saiba que a ingestão excessiva do café pode provocar, em algumas pessoas, efeitos negativos como irritabilidade, ansiedade, agitação, dor de cabeça e insônia. O recomendado é de três a quatro xícaras por dia, não mais do que isso.
Qual é a quantidade adequada de café diariamente?
As pesquisas ainda estão em andamento, mas pelo que já foi descoberto, pode-se estipular as quantidades sugeridas para consumo diário, salvo contra-indicações médicas. Para efeito de cálculo, considere que cada xícara de café contém 50ml.
Quantidades Sugeridas:
De 6 a 10 anos: 3 xícaras por dia
De 10 a 20 anos: 6 xícaras por dia
De 20 a 60 anos: 9 xícaras por dia
Acima de 60 anos: 6 xícaras por dia
(Fonte: ABIC)
Nenhum comentário:
Postar um comentário